A carregar...

Salicultura

O sal das Salinas do Samouco

Em outros tempos Alcochete foi considerado o maior e mais importante núcleo de produção de sal em Portugal, hoje a única Marinha em produção em todo o tejo situa-se no complexo das Salinas do Samouco a Marinha do Canto.

 RMC5

A marinha do Canto foi escolhida de um conjunto de 56 antigas marinhas de produção de sal que compõem o complexo devido a ter sido a última a ser desactivada nos modos tradicionais.

Esta marinha representa muito mais que um local de produção de sal marinho representa parte da história e cultura de um povo, os alcochetanos.


Produção de Sal na Marinha do Canto

RMC1 

Os trabalhos preparatórios iniciam-se normalmente em Março com a limpeza dos tanques e reparação do tabuado que os limita. 

O passo seguinte numa marinha em produção é a preparação das águas, isto é a concentração das mesmas.

RMC6 

A água proveniente do estuário do Tejo é canalizada e conduzida através do esteiro até ao viveiro (reservatório de água) onde se instala durante um período de tempo prolongado de forma que as partículas insolúveis se depositem, assim que os trabalhos de preparação marinha se encontrem efectuados segue-se o enchimento dos vários tanques com as águas do viveiro (as reservas, contra caldeirões, e caldeirões de moirar e por fim aos cristalizadores) este processo é efectuado por gravidade e controlado por sistema de comportas e portas.

Estas águas expostas ao sol e ao vento vão evaporando e consequentemente concentram as águas o processo é acompanhado diariamente pelo salineiro de forma a controlar a circulação, níveis e concentrações da água.

Em Junho em anos sem grandes alterações climatéricas fica pronta a primeira safra de sal e é extraída pelos modos tradicionais com o auxilio do rodo o sal é rapado formando pequenos peões de sal (montes de sal) onde fica a secar durante uns tempos, de seguida é levado para a serra de sal onde fica a completar o processo de secagem, assim que completa esta fase o sal é extraído da serra e levado para a casa do sal (local de armazenamento do sal) onde é feito o ensacamento, este processo dura normalmente até meados de Setembro.

 RMC4




Nas Salinas do Samouco para além do Sal Marinho tal-qual produz-se a Flôr de Sal o sal mais procurado nos tempos modernos, a Flôr de Sal aparece paralelamente á produção de sal marinho surge à superfície devido á evaporação dos talhos com concentrações elevadas formando pequenos e finos cristais é retirado com o auxílio de uma rede.

RMC7 

O Sal produzido nas Salinas do Samouco é um produto ao qual não é necessário adicionar qualquer tipo de aditivos assim como lavagens, é um produto controlado onde são realizadas análises constantes.

Assim o sal das Salinas do Samouco é o sal ideal para consumo visto que é um sal natural produzido artesanalmente numa área que se dedica sobretudo à conservação da Natureza.

 Veja o produto final.


Recuperação da Marinha do Canto

No ano de 2014 iniciaram-se e terminaram-se a primeira fase dos trabalhos de restruturação da Marinha do canto, estes trabalhos tiveram por objectivo parcelar a área de cristalização melhorando as condições para a produção de flôr de sal e criar condições para que os visitantes do complexo na altura de produção de sal possam experienciar por um dia parte do trabalho de um salineiro.

RMC 

RMC3

Salinas do Samouco
Galeria

Conheça toda a envolvente das Salinas do Samouco.

Newsletter

Receba as nossas newsletters.